Nutrição
1. Quais os benefícios das dietas ricas em carboidratos para atletas?
Resp: Os carboidratos são fontes de energia imediata, são metabolizadas em glicose e com isso fornecem energia.
2. Em um treinamento de hipertrofia deve ser feita suplementação de carboidratos?
Resp: Não. Deve haver uma combinação de carboidratos e proteínas, pois a proteína é essencial para formar e manter as enzinas, tecidos musculares (1,4 a 1,8 p/ kg/dia do peso corpóreo) e lipídeos também.
3. Antes da atividade aeróbia ou da musculação, o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico estimula a liberação de insulina? De alguma forma isso pode atrapalhar a atividade física?
Resp: Quando ingerimos carboidratos, teremos uma estimulação hormonal. A insulina é um hormônio anabólico, logo vai evitar com que o organismo queime acido graxo que serve como fonte de energia. Além de poupar as proteínas musculares, evita que aconteça proteólise.
4. Para que serve a maltodextrina? Para quem deve ser indicada?
Resp: A maltodextrina é um carboidrato complexo de absorção gradativa proveniente do amigo de milho. Ela fornece energia durante a atividade física de longa duração e retarda a fadiga muscular por que proporciona a liberação gradual de glicose para o sangue.
5. Por que o consumo de frutas após a musculação não é adequada?
Resp: Porque a frutose leva maior tempo para ser convertida em glicose até ser utilizada, no entanto a frutose não é o único tipo de carboidrato da fruta (alto índice glicêmico - banana, caqui, melancia e uva).
6. Como posso medir a quantidade de carboidratos que posso ingerir para não engordar?
Resp: Para pessoas que não praticam atividade física 50 a 60% da dieta devem ser proveniente de açucares (carboidratos), 70% para quem pratica atividade física. De 8 a 10g p/kg.
7. Como deve ser a reposição hidroeletrolítica