Nutrição
VOLUME 31 NÚMERO 3 JUNHO 1997 p. 236-46
Revista de Saúde Pública
J O U R N A L O F P U B L I C H E A L T H
Prevalência de obesidade em adultos e seus fatores de risco
Prevalence and risk factors of obesity in adults
Denise P. Gigante, Fernando C. Barros, Cora L.A. Post e Maria T.A. Olinto Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS - Brasil (D.P.G., C.L.A.P.); Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS - Brasil (F.C.B.); Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS - Brasil (M.T.A.O.)
GIGANTE, Denise P., Prevalência de obesidade em adultos e seus fatores de risco Rev. Saúde Pública, 31(3) : 236-46, 1997.
© Copyright Faculdade de Saúde Pública da USP. Proibida a reprodução mesmo que parcial sem a devida autorização do Editor Científico. Proibida a utilização de matérias para fins comerciais. All rights reserved.
236
Rev. Saúde Pública, 31 (3): 236-46, 1997
Prevalência de obesidade em adultos e seus fatores de risco*
Prevalence and risk factors of obesity in adults
Denise P. Gigante, Fernando C. Barros, Cora L.A. Post e Maria T.A. Olinto
Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS - Brasil (D.P.G., C.L.A.P.); Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS Brasil (F.C.B.); Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS - Brasil (M.T.A.O.)
Resumo Introdução Foi realizado estudo transversal em uma amostra representativa da população adulta de Pelotas para determinar a prevalência de obesidade e os fatores a ela associados, tendo em vista o acentuado aumento de excesso de peso no Brasil, entre 1974 e 1989. Foram estudadas 1.035 pessoas com idade entre 20 e 69 anos, residentes na zona urbana do município. A obesidade foi definida a partir do índice de massa corporal (IMC) igual ou