Nutrição
O FENÔMENO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
Letícia Gabriela Ramos Leão
Faculdade Cenecista de Vila Velha
Resumo: Buscou-se no presente trabalho apresentar uma revisão bibliográfica sobre a ocorrência do fenômeno bullying no âmbito escolar, verificando os efeitos que ele pode causar na vida do indivíduo.
Partindo do pressuposto de que a escola é uma instituição de ensino e deve zelar para que o ensino possa ser transmitido em um ambiente seguro e saudável, ela tem a obrigação de afastar todos os tipos de agressões, sejam físicas ou verbais que ocorram em seu espaço físico. A metodologia usada foi a coleta de dados em livros e artigos para assim, dar uma visão panorâmica da evolução histórica do fenômeno, definir o termo, relacionar os tipos, apresentar os protagonistas, identificar os envolvidos, identificar as características, as causas, as consequências e culminar com a implicação dos aspectos legais.
Palavras-chave: Bullying; Violência Escolar; Vítima; Agressor; Espectador.
Introdução
A escola, vista como uma instituição de ensino deve zelar e estar comprometida com a aprendizagem e o bem estar da criança. Todavia, esse ambiente que deveria ser agradável e sadio tem sido palco de atitudes frequentes, que envolvem atos de violência entre os alunos, ficando evidente, dessa forma, a conduta bullying.
O bullying caracteriza-se por ser um problema mundial encontrado em todas as escolas, sejam elas privadas ou públicas, o que vem se expandindo nos últimos anos. A conduta bullying nas instituições de ensino tem sido um sério problema, pois gera um aumento significativo da propagação da violência entre os alunos.
A prática desse tipo de violência é vista pelos os autores dedicados a esse assunto como “Fenômeno bullying”. Tal fenômeno apresenta-se de forma velada, intencional e repetitiva, dentro de uma relação desigual de poder, por um longo período de tempo contra uma mesma vítima, sem motivos evidentes, adotando comportamentos cruéis,