Planejamento estratétigo da qualidade
a. Identificar um conjunto de dicas que devem ser consideradas pela Mediterrâneo para suplantar possíveis divergências familiares, inclusive para que o trabalho conjunto seja otimizado.
“Empresa familiar é aquela em que existe o envolvimento de pelo menos dois membros da família na administração e, ou no controle acionário da empresa, independente de estar na 1ª ou 2ª geração. A reprodução de crenças e valores familiares na empresa, a distribuição dos cargos mais importantes entre os membros da família, a “obrigação” de dar continuidade aos negócios familiares, o maior ou menor envolvimento da família na empresa (e vice-versa), a valorização (ou supervalorização) dos laços afetivos entre os familiares e entre os funcionários são conseqüências e especificidades deste tipo de organização.” (Bottino-Antonaccio, 2007).” Seguindo essa premissa, o conjunto de dicas para a Mediterrâneo seria baseado na tolerância e principalmente o respeito. As famílias trouxeram para o Mediterrâneo suas filosofias de trabalho, suas visões e principalmente valores, e com certeza algumas diferentes das outras. Fazer valer a própria opinião, ser tolerante diante das outras opiniões, reconhecer sua posição na atual empresa, seja ela inferior que a da antiga empresa, e principalmente saber ceder quando necessário, são dicas fundamentais para suplantas as divergências familiares.
b. Identificar, com base em dados e informações complementares que você deve alocar para personalizar o caso, um conjunto de estratégias que a Mediterrâneo deveria considerar para aprimorar seus negócios atuais.
A Mediterrâneo pode encarar a concorrência como uma ameaça ou início de uma falência, se assim desejar. Mas também pode encarar como um incentivo para uma mudança essencial que garanta o