Nutrição e sistema imunológico
Desde o momento que nascemos estamos expostos a bactérias, vírus, fungos e outras substâncias estranhas que podem agredir nosso organismo, atacando-o a qualquer momento. Para combater esses inimigos nosso corpo está equipado com o sistema imunológico, ou seja, um "exército" de células específicas que estão sempre alertas e prontas para defendê-lo de agentes estranhos.
Mais esse sistema pode muitas vezes ficar debilitado, e quando isso acontece nós nos tornamos vulneráveis à todos os agentes estranhos que tendem a provocar resfriados, gripes ou outras doenças mais sérias, como infecções generalizadas e até mesmo o câncer .
Entre os fatores que podem acarretar prejuízos para o sistema imunológico destacamos o estresse físico, ambientais (por exemplo a poluição), emocionais (por exemplo a depressão) e a alimentação desequilibrada, que eu considero como sendo o mais importante.
O Sistema Imunológico é uma defesa que temos contra diversas doenças. Quando o nosso sistema está fragilizado ou baixo, tendemos a ter mais sensibilidade quanto a bactérias e vírus, ou seja, a eles ficamos expostos. Uma boa qualidade de vida, depende também de como anda nosso sistema.
Um indivíduo bem nutrido, que se alimenta de frutas, verduras, legumes e grãos está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que um indivíduo mal nutrido, cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar.
Vitamina A
•
Essa vitamina apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas.
•
Os alimentos considerados ricos nessa vitamina são: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.
•
As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio.
Vitamina C
• É um