Imunidade e nutrição
A Nutrição pode ser definida como processo biológico em que os organismo utilizam-se de alimento e assimilam os nutrientes existentes nos alimentos para realizar suas funções vitais. No domínio da saúde e da medicina a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos com a doença e bem-estar do individuo. O sistema imunitário é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. Se a nutrição estuda a relação do alimento ingerido com as doenças nos homens ou animais, e a imunologia estuda o processo e estruturas que protege o organismo contra as doenças, então nota-se um inter-relação entre esses dois campos de estudo.
A imunidade e a saúde como um todo podem ser afetadas por muitos fatores externos. Para manter o sistema imunológico saudável ‘e importante proporcionar uma boa nutrição ao corpo a fim de proporcionar um bom funcionamento do sistema imune. A nutrição ‘e muito importante no processo da resposta imune e infecção. Um organismo com deficiência de nutrientes torna-se mais suscetível a adquirir infecções e a resposta imune fica comprometida.
A inter-relação entre nutrição e imunidade foi consolidada no início da década de 70 quando testes imunológicos foram inseridos no rol de componentes da avaliação do estado nutricional. Esta relação é estreitamente dinâmica, pois tanto um excesso de nutrientes quanto a falta deste pode agir de negativamente sobre o funcionamento do sistema imunitário.
Vitaminas A, E, C e minerais como ferro, zinco, selênio entre outros, alimentos probioticos e prebioticos, macronutrientes proteínas, carboidratos, lipídios interferem beneficamente ou maleficamente (quando ingeridos em excesso)na imunidade.
Todas as células precisam de energia para funcionar e o que gera energia para a essas é a glicose obtida através da ingestão carboidratos através dos alimentos. Ou por vias alternativas no qual proteína e lipídio são