Exames laboratoriais
ROTINA LABORATÓRIO
1. Coleta:
A coleta é o setor mais importante do laboratório, qualquer erro nesta fase pode ser fatal a todo processamento das amostras, então deve ser fiscalizada e padronizada com atenção sempre seguindo as normas pré-estabelecidas.
2. Processamento de amostras:
A fase de processamento é onde se separa os materiais a serem analisados destinando cada um ao setor de analise especifico. Aqui é a segunda triagem e define se o material pode ou não se analisado.
Registro de pacientes nos cadernos é obrigatório e necessário (Cadastrar os pacientes com a numeração da ficha e as letras “A” para ambulatório / “E” para emergência.
3. Executar os testes (Equipamentos; testes; calibração; controle interno):
Hematologia - passar os controles na máquina, observando os valores de referencia e ver se é necessário fazer alguma calibração.
Bioquímica – lavar o aparelho, passar controles e se necessário fazer a calibração dos testes. Observar durante a rotina de pacientes se os valores estão reprodutíveis, caso observe algum desvio calibra a maquina novamente.
Os demais equipamentos exigem somente controle.
4. Fichas de bancada (Atendimento na recepção)
As fichas de bancada é o nosso mapa de trabalho, está contida nela todos os procedimentos a serem feitos por cada paciente, alem das informações pessoais dos mesmos.
Todos os testes lançados no sistema se transformam em produtividade, os números que mostram o trabalho de cada setor durante o mês. Então é necessário controle rígido do numero de pacientes para não ficarmos nem abaixo nem acima da media de procedimentos que foi pactuada no contrato.
5. Pendências:
Pacientes que não trazem as amostras no dia da coleta ou tem que fazer mais de uma amostra ou ainda não coletam o sangue por estarem alimentados, tem que ser avisados e orientados a trazerem as amostras posteriormente ou vir coletar sangue em jejum. Estas fichas ficam