Exames laboratoriais
A avaliação pré-operatória tem como objetivo verificar o estado clínico do paciente e garantir que a condição pré-operatória é satisfatória. Baterias de exames, apesar de não substituir a anamnese e o exame físico acurados, são realizadas visando à otimização do cuidado, exames desnecessários devem ser evitados.
A seleção apropriada de exames é fundamental, os “pacotes” padronizados geraram gastos elevados e desnecessários, além de representar risco potencial para os pacientes uma vez que 1 a cada 300 pacientes assintomáticos fica alarmado em função de exames alterados (mesmo sem significar doença) e apenas 1 a cada 1746 se beneficia com tal descoberta.
Os exames laboratoriais mais comumente solicitados são:
Hemograma Completo; Coagulograma, Uréia; Creatinina sérica; Eletrólitos séricos (sódio e potássio); Risco cirúrgico, método de avaliação do risco cirúrgico (asa).
2. HEMOGRAMA COMPLETO
Tem como finalidade avaliar quantitativamente e qualitativamente os componentes celulares do sangue, através dos itens:
Série Vermelha (Eritrograma): Hemoglobina (Hb); Contagem de hemácias (CH); Hematócrito (Ht); Volume corpuscular médio (VCM); Hemoglobina corpuscular média (HCM); Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM); Exame de hemácias coradas.
Série Branca (Leucograma): Contagem de leucócitos (CL); Contagem diferencial de Leucócitos (Dif)
Plaquetas (Plaquetometria): Contagem de plaquetas.
2.1 Hemoglobina (Hb)
O exame consiste em hemolisar todos os glóbulos vermelhos do sangue e então dosar a hemoglobina presente no interior dos glóbulos, reportando o resultado em gramas de hemoglobina por decilitro de sangue (g/dL).
2.1.1 Alguns fatores interferem no resultado sendo eles:
Gravidez – Ligeira redução;
Variação diurna – Valores elevados as 8 e diminuídos as 20hs;
Grandes altitudes – Aumento (menor quantidade de oxigênio).
2.1.2 Valores de Referencia
Homem: 14 – 18 g/dL
Mulheres: 12 – 16 g/dL
Gestante: > 11 g/dL