Exames laboratoriais
URINA
Urina Tipo I ou EAS O EAS é o exame de urina mais simples. A primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia. A amostra de urina deve ser colhida idealmente no próprio laboratório, pois quanto mais fresca estiver, mais confiáveis são os seus resultados. O EAS é divido em duas partes. A primeira é feita através de reações químicas e a segunda por visualização de gotas da urina pelo microscópio. Na primeira parte mergulha se uma fita na urina, chamada de dipstick. Cada fita possuiu vários quadradinhos coloridos compostos por substâncias químicas que reagem com determinados elementos da urina.
Através destas reações e com o complemento do exame microscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dos seguintes dados da urina: Densidade pH Glicose Proteínas Hemácias Leucócitos Cetonas Urobilinogênio e bilirrubina Nitrito Cristais Células epiteliais e cilindros
Os resultados do dipstick são qualitativos e não quantitativos, isto é, a fita identifica a presença dessas substâncias citadas acima, mas a quantificação é apenas aproximada.
Para mulheres: evitar a coleta no período menstrual, ou após exame de colposcopia ou papanicolau.
Informar medicação em uso.
Manter a ingesta hídrica normal.
Amostra deve ser mantida sob refrigeração
A urina de 24 horas é um exame solicitado para quantificar determinadas substâncias na urina. Os pedidos de urina de 24h são feitos para se avaliar diversas situações:
Clearance de creatinina
Proteinúria
Sódio urinário
Cálcio urinário
Ácido úrico urinário
Citrato
Oxalato
Potássio
Mircroalbuminúria
Glicosúria
Retirar os Frascos de coleta no laboratório.
Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.
Ao levantar-se, despreze o conteúdo da 1ª micção e assinale a hora em que você o fez. Por exemplo, às 7h.
A partir desse