Nutrição - Fibras Alimentares
Nutrição Humana
Prof. Ana Lucia
Alunos: Isana Oliveira, Naiana Castellucio e Oeldenildes Ferreira
Fibras Alimentares
Alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano por isso é de extrema importância por satisfazerem as necessidades especiais básicas. As fibras alimentares em especial são fundamentais na dieta no organismo humano, por apresentarem muitos efeitos benéficos em nosso organismo, como por exemplo: auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, constipação intestinal, reduzem o colesterol sanguíneo, geram saciedade e reduzem o risco de alguns tipos de cancer e outras.
Existem várias definições para o termo “fibras”, onde no caso de Burkitt e Trowell definiram fibras como: “Componentes contidos nas paredes das células dos vegetais e que não digeríveis pelo intestino delgado do ser humano, portanto não fornecem energia (caloria)”. Hoje em dia a definição de fibra alimentar foi ampliada, podendo ser classificada como: “polissacarídeo armazenado na célula da planta”, (pertencente ao grupo dos carboidratos).
Apesar de diversas ações benéficas das fibras em nosso organismo, altas doses são desaconselháveis, pois o excesso pode interferir negativamente na absorção de minerais, especialmente Cálcio e Zinco.
As fibras dividem-se em solúveis e insolúveis, ou seja, dependendo de seu tipo terão uma ação específica. Podemos encontrá-las em diversos tipos de alimentos, mas em especial em cereais integrais e farelos. A propriedade laxativa do farelo de trigo é reconhecida desde o tempo de Hipócrates e foi comprovada por pesquisas científicas realizadas nos anos 30, valorizando o emprego das fibras alimentares para tratar a constipação intestinal.
A fibra alimentar engloba todo tipo de substância fibrosa ou não, incluindo assim, a celulose, lignina, pectina,