CIENCIAS CONTABEIS
Débora Simoni Ramlow
Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e-mail: deborasr@celesc.com.br
Ilse Maria Beuren, Dra
Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e-mail: beuren@cse.ufsc.br
Palavras chave: ativo intangível, capital intelectual, contabilidade.
Tema do trabalho: Valoración de Intangibles
Recursos audiovisuais: Projetor de slides (datashow) A MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PELA CONTABILIDADE
Palavras chave: ativo intangível, capital intelectual, contabilidade.
Tema do trabalho: Valoración de Intangibles
RESUMO
O artigo tem por objetivo efetuar considerações sobre alguns dos modelos de mensuração do capital intelectual abordados na literatura, buscando evidenciar como a contabilidade deve proceder em cada metodologia. Para tanto, com o intuito de contextualizar o tema, inicialmente, abordam-se os conceitos e exemplos de ativos tangíveis e intangíveis, dos quais destaca-se o goodwill, pela sua estreita relação com a abordagem do capital intelectual. Na seqüência, conceitua-se o capital intelectual e expõe-se a sua caracterização, de acordo com o ponto de vista de diferentes autores. Apresentam-se, também, os seguintes métodos de mensuração do capital intelectual: Navegador do Capital Intelectual (Stewart), Monitor de Ativos Intangíveis (Sveiby) e Navegador Skandia (Edvinsson e Malone), quando se procura verificar o que a contabilidade pode mensurar por meio da utilização destes modelos.
1 INTRODUÇÃO
No atual ambiente empresarial, o conhecimento é recurso fundamental, por constituir-se na principal fonte de competitividade das empresas, uma vez que os recursos materiais, estruturais e tecnológicos são mais facilmente adquiridos por todas as organizações.
Logo, o conhecimento, expresso por Davenport e Prusak (1999, p.6) como “uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado”, torna-se