Nutriçaõ do Idoso
O envelhecimento é caracterizado por uma série de modificações fisiológicas e psicológicas que estão relacionadas, por sua vez, com alterações no estado nutricional. A boa alimentação é uma preocupação constante também para a terceira idade, por fatores como:
• Problemas odontológicos: Falta dos dentes, próteses antigas e mal ajustadas e doenças na cavidade oral e das gengivas.
• Problemas psico-geriátricos: como depressão, tristeza, desanimo, apatia e solidão.
• Problema de deglutição: Como dificuldade para engolir alimentos mais sólidos, devido a patologias na garganta e do esôfago.
• Uso de muitas medicações que podem trazer muitos efeitos colaterais e perda de apetite, bem como problemas gástricos, como azia e a gastrite.
• Perda ou diminuição do olfato.
• Não ter quem prepare as refeições, levando o idoso a preferir alimentos de mais fácil preparo e consumo, na maioria ricos em calorias e açúcar, pobres em vitaminas e proteínas.
A alimentação pode interferir tanto no aparecimento de doenças como na determinação de sua gravidade, o que justifica a preocupação com o padrão alimentar no envelhecimento.
Devido a isso o ministério da saúde elaborou dez passos para um envelhecimento saudável. São eles:
1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
2. Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais, tubérculos e raízes nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom pra saúde.
5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das