Nutrição do idoso
Introdução
A longevidade pode ser considerada sobre dois aspectos; o ciclo e vida e expectativa de vida a maximização do ciclo de vida pode ser chamada de prolongamento da vida de uma pessoa que deve-se a fatores genéticos, exercícios contínuos, papel produtivo na sociedade, e o respeito social que cada indivíduo possui e o fator nutricional tem uma importância secundária nesse aspecto. A expectativa de vida é uma média estatística sobre o tempo de vida de uma população em estudo, esta pode ser aumentada com melhorias no saneamento básico, saúde, educação, e nutrição. Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, consequentemente houve um crescimento da população idosa criando uma demanda de nutrição para essa classe.
É importante saber sobre o envelhecimento, o que é o envelhecimento?
O envelhecimento é um processo que se inicia desde a concepção e termina com a morte, existem diversas teorias sobre o envelhecimento, mas não podem ser comprovadas totalmente até o momento. Umas das definições segundo o hospital da usp “Envelhecer é um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie. O processo natural de envelhecimento é denominado senescência, enquanto o processo de envelhecimento associado à doença é denominado de senilidade.”
É considerado no Brasil terceira idade como sendo de 60 anos mais nessa fase é acentuado as mudanças sistêmicas do organismo sendo que estas começam a ocorrem bem mais cedo um jovem de 30 não tem a mesma disposição de um jovem de 20 ou um jovem de 20 não tem a mesma disposição de uma criança ou adolescentes. As mudanças que ocorrem no organismo são degenerativas podem ser retardadas ou atenuadas, mas não eliminadas. Uma das formas que podem ser utilizadas para retardar essa degeneração sistêmica é por meio da nutrição, uma boa qualidade alimentar, aumentara a qualidade de vida e os anos de vida de