nutriçao
INTRODUÇAO A NUTRIÇAO
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
PATOS-PB 2014
- Indústria de alimentos
A indústria alimentar é o conjunto de atividades industriais em que se preparam normalmente em quantidades que devem ser comercializadas, alimentos ou ingredientes para a preparação de alimentos.
Numa definição mais geral, podem considerar-se parte da indústria de alimentos, também a sua comercialização, por exemplo, através dos supermercados ou companhias de entrega de alimentos. Um dos poucos aspectos comuns a este conjunto de atividades é que, uma vez que mexem com produtos que podem ter um efeito direto na saúde, elas devem ser realizadas com a máxima higiene.
A indústria de alimento se desenvolveu em sua fase inicial para resolver o problema do armazenamento de excedentes e da comercialização de alimento. Ela confere ao produto maior durabilidade e aproveitamento, o processamento é dividido em quatro fases: beneficiamento, elaboração, preservação e conservação, e armazenamento. Os métodos de conservação de alimentos são bastante empregados para aumentar a vida útil do produto. Um exemplo de indústria que usa esses conceitos é a dos refrigerantes. Nela água, açúcar e outros aditivos são misturados e depois gaseificados. A produção de chocolate é outro exemplo do uso de vários conceitos dessa indústria. Os processos de fermentação, secagem, trituração e prensagem são alguns exemplos de processos usados para fabricar esse derivado do cacau. Já o processo de processamento do leite utiliza-se os processos de homogeneização, pasteurização, clarificação e padronização e no processamento de seus derivados. No processamento do açúcar é usados processos de