Nutriçao
Curso: Enfermagem
Disciplina: Nutrição
Professora: Emannoely
Aluna: Janaira Pessoa
Resumo: Nutrição Normal e Social Hábitos Alimentares
Teresina-PI
Nutrição Normal e Social
A nutrição normal, equilibrada e adequada, além de proporcionar o bom funcionamento do organismo, é um meio de socialização do ser humano. A alimentação é capaz de transformar tanto uma sociedade quanto uma nação.
Leis da Alimentação
Lei da qualidade: que a alimentação ofereça ao organismo todos os nutrientes de que necessite. Sendo-os classificados: normais,carências,incompletos.
Lei da quantidade: que a alimentação ofereça os nutrientes em quantidades suficiente para atender às necessidades individuais e coletivas.havendo sempre um equilíbrio nutritivo.
Lei da Harmonia: que a alimentação guarde uma proporção entre os nutrientes ingeridos. Em relação ao valor calórico, as proteínas, aos lipídios.
Lei da adequação: que a alimentação esteja adaptada as necessidades de cada organismo.
Grupos Alimentares
São os tipos de guia alimentares que é feita a divisão dos alimentos em grupo, com a orientação de que o individuo deve se alimentar.
Grupo 1- Alimentos Construtores
Grupo 2- Alimentos Energéticos
Grupo 3- alimentos Reguladores
Pirâmide dos Alimentos
È um guia alimentar destinada a trabalhar tanto com populações quanto com indivíduos.
Na base da pirâmide estão as massas, que devem ser consumidos de 6 a 11 porções diárias. Logo acima esta o grupo das frutas e verduras. Do subgrupo das verduras, são recomendados de 3 a 5 porções diárias, e do subgrupo das frutas, 2 a 4 porções diárias.
Mais acima temos os o grupo das proteínas, dividido em 3 subgrupos: o subgrupo das carnes, cujo o consumo recomendado é de 2 porções diárias, os subgrupo do leite e seus derivados , com 2 a 3 porções diárias, e o subgrupo das leguminosas 2 porções diárias . No subgrupo das carnes, deve-se incentivar o consumo de carne de peixe.
No topo