Nutricao
À medida que os anos se passam, a ciência da nutrição vem avançando em estudos para se ter melhorias quanto à saúde nutricional do ser humano.
Tais estudos levaram ao conhecimento de alimentos funcionais, que são aqueles que além de possuir propriedades básicas (carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas), eles podem ajudar na redução e na prevenção de doenças.
Dentre esses alimentos se destaca a linhaça, que tem origem na Ásia e que pertence a família das lináceas, obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da história.
A linhaça é composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína, 4% de resíduos e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura tem uma grande quantidade de ácidos graxos do tipo ômega 3(usados no combate a obstruções em artérias, responsáveis por doenças do coração). A linhaça também auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e conseqüentemente deixa a pele mais bonita. Um dos destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno.
Por tais benefícios da linhaça, faz-se necessário a divulgação das propriedades nutricionais e funcionais da linhaça para a população.
O objetivo deste trabalho é avaliar o consumo e o conhecimento das pessoas adultas a respeito da linhaça, e elaborar um material informativo sobre os seus benefícios como alimento funcional.
A metodologia desta pesquisa consistiu em realizar uma revisão de literatura acerca das propriedades nutricionais e funcionais da linhaça para a elaboração do material informativo.
Para avaliar o consumo e o conhecimento das pessoas a respeito da linhaça foi desenvolvido um questionário de múltipla escolha ( apêndice 1) e aplicado a 50 pessoas com idades entre 21 à 60 anos moradores da região leste da cidade de São Paulo, após a coleta de dados os resultados foram tabulados em planilha de Excel.
2. REVISÃO DE LITERATURA