nutricao
Portaria nº 4.402 de 29 de dezembro de 2004 D.O.U. 31/12/2004
Curso de Nutrição – 7ºSemestre
ANDREA FREITAS L. LEAL
KARLA CERQUEIRA DOS SANTOS
LUCIANA SILVA SANTOS BATISTA
MARIA DENI SANTIAGO
MARILDETE CERQUEIRA DE SANT’ANA
ESTUDO DE CASO
FEIRA DE SANTANA
2013
ANDREA FREITAS L. LEAL
KARLA CERQUEIRA DOS SANTOS
LUCIANA SILVA SANTOS BATISTA
MARIA DENI SANTIAGO
MARILDETE CERQUEIRA DE SANT’ANA
ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado à Faculdade Nobre de Feira de Santana no curso de Nutrição como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Suplementação Nutricional, ministrada pela Professora Morgana Lima.
FEIRA DE SANTANA
2013
INTRODUÇÃO A Diabetes Mellitus é definida como um grupo de doenças metabólicas, caracterizadas por hiperglicemia de corrente de defeitos na ação e na secreção da insulina, ou ambos os mecanismos.
Com a ação deficiente da insulina nos tecidos periféricos, surgem anormalidades no metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios. Assim, a monitoração nutricional do diabetes, até recentemente, tem sido estabelecida concentrando-se atenção na ingestão de energia e macronutrientes, com recomendações cautelosas quanto aos minerais: zinco, cromo, magnésio e cálcio e as vitaminas antioxidantes.
Com desenvolvimento de novos equipamentos e metodologias tornou-se evidente a importância dos micronutrientes para melhoria do controle metabólico de pacientes diabéticos.
A hiperglicemia crônica sem controle pode causar alterações significativas no estado nutricional dos indivíduos em relação a esses micronutrientes, e, por outro lado, alguns distúrbios de micronutrientes podem diretamente afetar a homeostase da glicose.
http://www.phostheralgamar.com/voce_precisa_saber.php?id=10
Ação de alguns minerais na Diabetes:
Zinco - A relação zinco e diabetes têm sido estudada em aspectos variados que englobam a constituição e