Nutricao e dietetica
ALIMENTAÇÃO- é o meio pelo qual o indivíduo obtém os produtos para seu consumo. É a ingestão de substâncias que propiciam a nutrição do organismo. É um processo voluntário e consciente. NUTRIÇÃO- é um ato involuntário e inconsciente e abrange toda uma série de processos que se realizam independentemente da vontade do indivíduo. É o processo onde todas as matérias sólidas e líquidas que levadas ao trato digestivo são usadas para manter e formar tecidos, regular processos e fornecer energia.
LEIS DA ALIMENTAÇÃO
Lei da quantidade: a quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. Lei da qualidade: a composição do cardápio alimentar deve ser completa para fornecer ao organismo todas as substâncias que o integram.
Lei da harmonia: as quantidades dos diversos nutrientes que integram a alimentação devem guardar a relação de proporção entre si.
Lei da adequação: a finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo.
ALIMENTO- é toda matéria sólida ou líquida que, levada ao trato digestivo, é utilizada para manter e formar os tecidos do corpo, regular processos corporais e fornecer energia.
NUTRIENTE- são substâncias químicas que compõem o alimento que é utilizado pelo organismo.
Todos os nutrientes são fundamentais e desempenham uma ou mais funções no organismo. Não existe um mais importante que o outro.
PROTEÍNAS
São substâncias formadas por aminoácidos ligados entre si e presentes em todas as células dos organismos vivos.
FUNÇÃO DAS PROTEÍNAS
Favorecer o crescimento, manutenção e reparação dos tecidos do corpo; obter energia, quando a quantidade de carboidratos e lipídios é insuficiente; formar enzimas, hormônios e anticorpos (protetores contra as infecções); transportar substâncias orgânicas.
DIGESTÃO, ABSORÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS PROTEINAS
Trituração dos alimentos na boca;
Hidrólise das proteínas no estômago pela