Numeração Binária
de
Eletrônica
Digital
Famílias de Circuitos Lógicos
Centro Federal de Educação Tecnológica UNED Cubatão
I. Introdução
Família de Circuitos Lógicos.
Entende-se por famílias de circuitos lógicos estruturas internas que nos permitem a confecção desse bloco em circuitos integrados. Cada família lógica utiliza determinados componentes em seus blocos e de acordo com este, a família possuirá determinadas características relacionadas ao seu funcionamento.
Dentre as famílias de circuitos lógicos destacam-se:
TTL (transistor-transistor-logic).
CMOS (complementary mos).
RDTL ()
HTL (high-thershold-logic).
ECL (emither-coupled-logic)
II. Índice
Parâmetros mais Utilizados dos Circuitos Lógicos
VIH - Tensão de entrada alta. É um valor de tensão no terminal de entrada que representa um nível alto para o sistema.
VIL - Tensão de entrada baixa. É um valor de tensão no terminal de entrada que representa um nível baixo para o sistema.
VOH - Mínima tensão de saída alta. É a mínima tensão num terminal de saída que ainda permite fornecer a corrente de saída alta especificada com a tensão de alimentação no seu valor mínimo.
VOL - Máxima tensão de saída baixa. É a máxima tensão em um terminal de saída que ainda permite a "absorção" da corrente de saída baixa especificada.
IOS - Corrente de curto circuito na saída. É a corrente que flui por um terminal de saída quando uma saída alta é conectada ao terra.
Interface entre as Famílias Lógicas
As interfaces entre os circuitos integrados muitas vezes não podem ser feitas de maneira direta, ou seja, a saída de um circuito integrado conectada à entrada de um circuito integrado de outra família por causa das diferenças entre as características elétricas do circuito alimentador, ou o circuito que está fornecendo o sinal de saída, e