Aldeídos e Cetonas
Aldeídos e cetonas fazem parte do grupo de substâncias orgânicas oxigenadas, sendo caracterizados pela presença do grupo funcional carbonila (fórmula estrutural). Quando este grupo está ligado a um radical orgânico e a um átomo de hidrogênio dá origem aos aldeídos. Já quando a carbonila está ligada a dois radicais orgânicos dá origem as cetonas.
FÓRMULA ESTRUTURAL DA PROPANONA E DO FORMALDEÍDO
O aldeído mais famoso na indústria é o formaldeído, também conhecido como aldeído fórmico, é um gás incolor que possui cheiro característico sendo muito solúvel em água. Podendo ser produzido através da oxidação do metanol, conforme reação abaixo:
2 CH3OH + O2 (ar) →(aquec e Pt)→ 2 HCHO + 2 H2O
O formaldeído é vendido em solução aquosa com cerca de 40% de concentração sob o nome de formol. Esta substância é utilizada para conservação de peças cadavéricas, fabricação de plásticos, medicamentos e explosivos. Por ser tóxico, é recomendado que não seja inalado, ingerido e também não entre em contato com a pele.
A cetona mais conhecida também é a mais simples que é possível de se obter, esta é a propanona, conhecida comercialmente como acetona. Esta é uma substância líquida, incolor, inflamável e de característica anfifílica. É usado na indústria como solvente de tintas, vernizes, esmaltes, na extração de óleos vegetais e na produção de alguns medicamentos. É possível a obtenção da propanona a partir da hidratação do propeno ou pela oxidação do cumeno, conforme reações abaixo:
Cumeno + O2 (ar) → ( OH- e 130°C) → Fenol + Acetona
Hidratação do propeno
A propanona também pode ser produzida pelo nosso organismo através da decomposição incompleta de gorduras, devido à falta de carboidratos no momento em que a molécula de gordura é rompida, visando à produção de energia.
Fontes: feltre, Ricardo. 6ª edição 3º volume nutrição Conceitos e Controversias 8ª Edição - Sizer, Frances Sienkiewicz; Whitney, Eleanor