O principe estudo de caso
2) O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários? O grupo concorda com ele? Por quê? Como podemos aplicar esta visão no mundo empresarial de hoje?
3) “A regra geral é a de que, quando um estrangeiro poderoso penetra numa província, todos os habitantes menos poderosos o apóiam, movidos pela inveja dos que tinha poder maior que o seu.” (cap. III, item 6). Faça a análise sobre esta colocação e indique exemplos da convivência social e profissional.
4) Depois de ler o cap. XVII, o que o grupo preferiria como gestor: ser amado ou ser temido? Justifique sua resposta em, no mínimo, 20 linhas.
Entrega no dia da Prova de 1ª VA, dia 16/09.
Não serão aceitos trabalhos entregues após o prazo.
O trabalho deve ser digitado e entregue dentro das normas ABNT.
Os grupos podem continuar os mesmos da atividade anterior, ou da disciplina Plano de Negócios.
ATENÇÃO 1: Por favor, não apresentem respostas simplórias, superficiais e sem argumentação. Lembrem-se que nosso objetivo é CONTEMPORANIZAR o livro, ou seja, observar sua validade nos dias atuais.
ATENÇÃO 2: os exemplos pedidos nas questões são ATUAIS e não os apresentados por Maquiavel.
ESTUDO DE TEXTO
Maquiavel, Nicolau. O PRÍNCIPE.
Após a leitura do livro, solicita-se que seu grupo responda, após uma boa discussão, às perguntas abaixo:
1) Por que o adjetivo maquiavélico e o substantivo maquiavelismo NÃO representam a filosofia política de Maquiavel? Utilize exemplos contemporâneos para ratificar sua argumentação.
2) O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários? O grupo concorda com ele? Por quê? Como podemos aplicar esta visão no mundo empresarial de hoje?
3) “A regra geral é a de que, quando um estrangeiro poderoso penetra numa província, todos os habitantes menos