Cetonas e Aldeidos
Introdução
As cetonas são encontradas na natureza em flores e frutos. Em geral, são líquidos de odor agradável. Muitas cetonas artificiais e naturais são usadas como perfumes e alimentos. Algumas são substâncias medicinais, como os compostos cetônicos da urina. As características das cetonas permitem a sua utilização como solvente de tintas, vernizes e esmaltes. Na indústria alimentícia, desempenham um importante papel: extração de óleos e gorduras de sementes de plantas. Essas plantas são em geral a soja, girassol e amendoim. A comercialização de cetonas é feita sob o controle do Departamento de entorpecentes da Polícia Federal, por ser usada para extrair cocaína em folhas de coca.
Butanodiona ou Diacetil (pegar a imagem)
Essa cetona é líquida amarela e volátil com cheiro de queijo. Ela é responsável pelo sabor característico da manteiga ou queijo em certos alimentos. Quando o creme do leite é incubado com bactérias, elas produzem um pouco de butanodiona. Após a incubação, o creme é batido quebrando as camadas de revestimento em volta das gotículas de gordura que se aglutinam numa massa sólida e macia a manteiga. Em muitos alimentos essa cetona é produzida artificialmente como é no caso de pipocas de micro-ondas sabor queijo, salgadinhos entre outros.
Propanona ou Acetona (pegar imagem)
A propanona é a cetona de maior uso comercial e é mais comumente conhecida como acetona sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes. A acetona apresenta relativa toxidade, podendo agredir a mucosa bucal e nasal e provocar irritações na pele. À temperatura ambiente, a acetona é um líquido inflamável, incolor, de cheiro agradável, solúvel em água e em outros solventes orgânicos e também pode ser usada na indústria alimentícia.
Algumas cetonas presentes em compostos naturais
ALDEIDOS
Introdução
Os aldeídos são compostos incolores, e os de tamanho inferior têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser