SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E ARITMÉTICA BINÁRIA
VALOR: 1,0 PONTO
1) Descreva a evolução do computador mostrando os principais marcos dessa evolução. Utilize, no máximo, uma página para esta descrição.
R. Tudo começou na necessidade dos povos antigos de realizar contagens (computar = contar). Assim, quando se chegou ao momento em que tais contagens não poderiam mais ser feitas apenas com os dedos ou pedras, foram sendo arquitetados novos dispositivos que pudessem desenvolver cálculos sem maiores trabalhos.
Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem por padrão de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código para funcionar e, para novas funções que as pessoas queriam nessas máquinas, era necessário reprogramar completamente o computador. Esses computadores enormes ainda sofriam com o superaquecimento. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos.
Com poucas horas de uso dessas máquinas antigas, essas válvulas eram queimadas e tinham que ser trocadas por outras novas. Essas máquinas enormes não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com sua manutenção. A principal necessidade era substituir as válvulas elétricas por uma nova tecnologia que pudesse fazer um armazenamento mais completo e discreto em partes, e não fosse tão responsável pela geração de calor em alto conteúdo, evitando que esquentasse acima do normal.
Foi então que surgiram os transistores. Os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como silício, que são utilizados até hoje em placas e outros componentes diversos. Existia uma série de vantagens dos transistores em relação às válvulas: as dimensões desses componentes eram bastante reduzidas, tornando os computadores da segunda geração cem vezes menores do que os da primeira.
Com a terceira geração dos computadores, surgiram também os teclados para