A INFLUÊNCIA DO LATIM NA FORMAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA
A LÍNGUA INGLESA É TAMBÉM
UMA LÍNGUA LATINA?
Trabalho de pesquisa apresentado como exigência parcial da disciplina Cultura Clássica Greco Latina, ministrada pelo Prof. Paulo Roberto Pedrozo Rocha, no curso de Letras da Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
São Paulo
Novembro/2009
Introdução
Com este trabalho de pesquisa, pretendemos responder à questão proposta em seu título, quanto ao fato da língua inglesa também ser considerada uma língua de origem latina. Para esse fim, apresentaremos a história da formação deste idioma, enumerando as fases de influência do latim sobre os ingleses, bem como uma lista de vocábulos utilizados até hoje, com sua etimologia e seu significado.
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA INGLESA A língua inglesa é resultado de uma história complexa, iniciada num passado muito distante. Há indícios da presença humana nas ilhas britânicas já antes da última era do gelo, quando as mesmas ainda não haviam se separado do continente europeu e antes dos oceanos formarem o Canal da Mancha. Esse recente fenômeno geológico que separou as ilhas britânicas do continente, ocorrido há cerca de 7.000 anos, também isolou os povos que lá viviam dos conturbados movimentos e do obscurantismo que caracterizaram os primórdios da Idade Média na Europa.
Os Celtas A história da Inglaterra inicia-se com registros da presença da civilização celta, mais ou menos por volta de 700 a.C. Esses povos habitaram várias regiões da Europa, hoje conhecidas como Espanha, França e Alemanha. Seu idioma chegou a ser o principal grupo de línguas da Europa. Diferentes grupos celtas, em especial os chamados de gaélicos e bretões, cruzaram o Canal da Mancha nesse mesmo período, invadindo e colonizando regiões do País de Gales, Irlanda e Inglaterra, surgindo, assim, o idioma celta insular, nos primórdios da civilização. A expansão celta se deteve a partir do século III