A matematica no oriente
Poucas eram as obras de matemática na civilização chinesa, pois eram utilizados materiais perecíveis como o bambu para registrar suas obras. A queima de livros efetuada por volta do ano de 213 a.C. agravou esta lacuna que foi preenchida de forma oral e com interpretações posteriores de textos originais.
A china antiga foi governada por diversas dinastias ao longo do seu período histórico, que se iniciou desde o terceiro milênio. A dinastia Shang foi a primeira dinastia da China, na qual a dinastia seguinte foi a Zhou. E após estas houve ainda mais 13 dinastias, entre elas a Qin, Han, Sui, Tang, Song, Yuan, Ming e Quing.
A matemática vinha sofrendo grandes evoluções na China, cujo, a matemática chinesa era sucinta e mensurável, sendo sua aplicabilidade em cálculos para a construção civil e para encontrar as posições dos corpos celestes.
Os primeiros numerais chineses vieram da Dinastia Shang por volta de (1500 a.C.-1027 d.C.) que ocupou a região de Shangai. Eram escritos em carapaças de tartarugas, animais estes venerados pelos chineses, e em ossos de animais e peças de bronze. Na qual revelaram um sistema posicional de base decimal multiplicativo e aditivo, com o zero sendo representado por um espaço em branco.
Na dinastia Zhou (221 a.C.- 700 a.C.)surgiu o primeiro livro matemático, o Chou Pei Suan Ching, um livro sobre matemática e astronomia.
Na Dinastia Han (200 a.C.-220 d.C.) desenvolveu-se a aritmética, e ouve a reunião de textos matemáticos que deu origem ao livro Chiu Shang Suan Shu que contém 246 problemas com 9 capítulos. Onde seus capítulos são:
1. Medição de Terreno (Fang Tian) – lida principalmente com cálculos de áreas de terrenos (plano ou não).
2. Milho, Miúdos e Arroz (Su Mi) – Apresenta regra de três, porcentagem e problemas a respeito da troca de grandezas.
3. Distribuição Por Proporções (Cui Men) – problemas sobre distribuição, resolvidos com regra de três simples.
4. Largura Pequena (Shao Guang) – calcular a largura de