Nucleo familiar e novos clãs
FACULDADE DE DIREITO
NÚCLEO FAMILIAR E NOVOS CLÃS
CAMPO GRANDE/MS, MARÇO DE 2013.
ALECIO PAULO ALVES DIAS JÚNIOR – RA 3923795306
NÚCLEO FAMILIAR E NOVOS CLÃS
Trabalho apresentado como requisito parcial para a composição da nota da N1 da disciplina de TDA do terceiro semestre da faculdade de direito da Universidade Anhanguera – Uniderp, sob a orientação da Professora Andrea Chiesa.
CAMPO GRANDE/MS, MARÇO DE 2013.
Núcleo familiar e novos clãs
Embora o modelo de família nuclear burguesa ou conjugal moderna predomine em nossa sociedade, não podemos considerá-la como o único modelo familiar. O surgimento de novos arranjos familiares nos leva à conclusão de que o modelo de família nuclear burguesa (ou moderna) encontra-se em crise. Atualmente formato da família está se diversificando, com mais espaço para casais com filhos chefiados por mulheres e núcleos familiares formados só por pai e filhos e também casais do mesmo sexo. Ao lado das muitas transformações do mundo, também a família vem se transformando, e muitos valores são alterados. A mulher ganhou espaço e força no mercado de trabalho, se ocupando de diversas coisas além da casa, dos filhos e do marido. O homem deixa de ser apenas o provedor da família e pode assumir com mais liberdade seus afetos, seus sentimentos. Pode compartilhar, como a mulher, de atividades que antes eram tidas somente como pertencentes ao sexo oposto.
E assim, a família como um todo se transforma. O casamento, antes considerado necessário e algumas vezes obrigatório, perde sua força. Muitas são as "famílias" separadas, onde os pais são apenas namorados, se encontrando apenas quando querem. Muitos são também os filhos de produção independente, outros, filhos de pai ou mãe solteiros ou pais separados. Muitas são as avós que se tornam mães de seus netos. E estes são apenas alguns exemplos. A sociedade já não se assusta mais com essa alternância de costumes e valores.
Porém, como fica essa