a familia no mundo de hoje
A família no mundo de Hoje
1. As instituições sociais
Família
A família é a primeira instituição social duradoura na história humana. Ela é um grupo de pessoas unidas diretamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças.
Economia
A economia é a instituição social que organiza a produção, a distribuição e a circulação de bens e serviços. Assim, em todas as sociedades, para a produção, a circulação e a troca de bens escassos, existem crenças, valores, normas posições e papéis determinados.
Religião
A religião é uma instituição social que estabelece concepções, princípios éticos, normas de modo geral, formas de interpretar a realidade.
Educação
A educação ocorre no processo de socialização do indivíduo a partir do aprendizado da cultura, do trabalhar, da religião, dos conhecimentos e práticas tradicionais, independente de escola.
Política
É a instituição social que visa o controle social formal, representação política da população. Política não é concebida aqui, simplesmente, como as formas do jogo do poder, mas sim as normas, as regras, as organizações e legislações que regram e fundamentam o controle social.
2. A instituição família
Com o passar do tempo, as famílias tem diminuído de tamanho, por razões financeiras, com os seguintes papéis, o pai, na maioria das vezes, o principal responsável pela a economia familiar, e decisões importantes. A mãe cuida do lar e bem estar da família, e cada vez mais vai tendo espaço no “papel do homem”. Enquanto que o filho (s) está se introduzindo na sociedade.
3. A família patriarcal
O modelo patriarcal, como o próprio nome indica, caracteriza-se por ter como figura central o patriarca, ou seja, o “pai”, que é simultaneamente chefe do clã (dos parentes com laços de sangue) e administrador de toda a extensão econômica e de toda influência