Identificar quais empresas estão poluindo a regiao
A qualidade do ar tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas que vive nesta região, alem de outros tipos de poluição como a sonora (barulho de veículos, buzinas), visual (cartazes de propagandas em lugares indevidos), fiação exposta, ocasionando acidentes na rede elétrica, comprometendo o abastecimento a estética e a segurança da cidade e o lixo que na maioria das vezes é despejado na represa, sem nenhum tipo de seleção ou tratamento, provindo de residências irregulares que não possuem rede de saneamento básico.
A população coordenada por um grupo de estudantes da região fez um abaixo-assinado para que uma empresa governamental fosse até o local avaliar a condição em que a água e o ar nos arredores da represa se encontram e apontar quais os tipos de substancias nocivas aos moradores existem nesses dois casos.
Na analise do ar foi detectado concentração de CO, CO2 e SO2 e compostos de flúor e cloro todos eles existentes na atmosfera da cidade. Além de serem apontados os malefícios causados por estas substancias
NO2 (óxido de nitrogênio) do escape dos veículos motorizados: provoca problemas respiratórios.
SO2 (óxido de enxofre) e partículas em suspensão do escape dos veículos motorizados: provocam problemas respiratórios, irritação nos olhos, problemas cardiovasculares.
Pb (chumbo) do escape dos veículos motorizados: efeito tóxico acumulativo, provocando deficiência mental.
Na analise da agua foi colocado e discutido as seguintes questões:
• Partículas do solo ou dejetos sólidos (lixo) que se acumulam no fundo da represa.
• Partículas que não formam sedimentos: flutuam perto da superfície, dando turbidez à água e colocando obstáculo à penetração da luz.
• Partículas de vegetais (aguapés), minerais e animais