Ntci
1 INTRODUÇÃO
Na conjuntura dos tempos modernos, onde o planeta é palco de mudanças vertiginosas, a distância entre o futuro e o presente é cada vez menor. Nesse contexto, as mudanças tecnológicas constituem um dos fatores responsáveis, pelas constantes transformações culturais que vem ocorrendo.
O objetivo deste estudo é ressaltar a importância do uso da informática e dos Softwares educativos enquanto ferramentas capazes de contribuir para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo. Serão abordados aspectos historiográficos, além de conceitos acerca do tema em questão.
A importância deste estudo está na ampliação dos horizontes educacionais, no que tange à ampliação do leque de artefatos, dos quais o profissional da educação pode lançar mão no desenrolar do processo ensino aprendizagem.
Teorias filosóficas educacionais amparam a utilização de instrumentos que auxiliam no processo do desenvolvimento cognitivo dos educandos, entre as quais destacam-se a construtivista-interacionista de Lev Semenovich Vygotski. Seymour Papert, discípulo de Jean Piaget, será referência por ser o criador da linguagem Logo e José Armando Valente (do NIEd/Unicamp), por ser um dos defensores do uso da informática na educação no Brasil.
2 FUNDAMETAÇÃO TEÓRICA
Novos paradigmas educacionais, frente à irreversibilidade da evolução científica que se apresenta, apontam a necessidade da presença e da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em âmbito escolar.
O autor Vygotski, em sua Teoria Histórico Cultural da Atividade, defende a utilização de instrumentos mediadores, na construção do conhecimento institucional, "a teoria vygotskiana é instrumental, histórica e cultural". (LURIA apud ABREU, 2006)
É instrumental, por se referir à natureza mediada das funções psicológicas superiores. Diferentemente dos animais, que mantém relação direta com a natureza, o processo de hominização surge com o trabalho, que