Administracao
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
ARTIGO SOBRE SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO DE MERCADO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Passo Fundo
2009
SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO DE MERCADO E ESTUDO DE CASO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:
BANCO DO BRASIL – SICREDI - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – BANRISUL
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo verificar o posicionamento e a segmentação das instituições financeiras mais frequentadas nas cidades de Tapejara, Marau e Passo Fundo, sendo elas: BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, SICREDI e BANRISUL. Há um levantamento de dados teóricos com descrição das vantagens, desvantagens e conceitos dos temas abordados. Após análise dos dados obtidos através de pesquisa com questões qualitativas e quantitativas, foi possível maior compreensão sobre o posicionamento de cada instituição nos temas abordados.
PALAVRAS CHAVES: Instituição financeira, segmentação, posicionamento, consumidor, serviços.
INTRODUÇÃO: O presente trabalho visa conhecer o posicionamento e a segmentação de mercado que atuam as instituições financeiras estudadas, e como determinadas características dos consumidores podem interferir pela preferência ou não em freqüentar determinada instituição financeira.
A segmentação tem como foco principal concentrar esforços de marketing em alvos que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente, conforme sua capacidade de satisfazer a demanda do seu público alvo. Para que consiga ter conhecimento de quem é o consumidor que utiliza de seus serviços é realizada uma pesquisa com os atuais, e potenciais clientes do mercado. Através dos resultados podem-se obter dados que levem a criação de serviços mais adequados a cada perfil de consumidor, e assim conseguir maior fidelização da base de clientes.
O posicionamento de uma empresa pode ser entendido a partir de uma visão das percepções do público-alvo. Este fator pode ser