NR 23
Incêndio é um risco e para a ocorrência do incêndio ou fogo, é preciso que se forme a junção adequada de três componentes básicos: Combustível, oxigênio e calor, a falta de qualquer um dos três, inviabiliza a formação ou persistência do fogo. As causas de um incêndio podem ser de vários tipos, desde os acidentais aos propositais, passando pelos incêndios por razão de negligência.
A norma NR 23: Proteção Contra Incêndio, traz disposições básicas sobre como e o quê um ambiente de trabalho deve se precaver para combater e proteger as pessoas do fogo, a norma traz disposições gerais, informando entre outros o que as empresas deverão possuir:
a) Proteção contra incêndios
b) Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio.
c) Equipamento suficiente para combater o fogo em seu principio
d) Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos
A NR 23 dá atenção especial ás saídas e explana uma serie de disposições para elas, determinando até mesmo a distância entre o local de trabalho e a saída, foca também ,nesse ponto, que a circulação deve ser livre de obstáculos ,para que a chegada até a saída do ambiente seja facilitado.
Combate ao Fogo
Tão logo o fogo se manifeste, cabe:
a) Acionar o alarme;
b) Chamar imediatamente o corpo de bombeiros;
c) Desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;
d) Ataca-lo o mais rápido possível, pelos meios adequados
- As máquinas e aparelhos elétricos que não devam ser desligados em caso de incêndio, deverão conter placa com aviso referente a este fato, próximo a chave de interrupção.
- Poderão ser exigidos, para certos tipos de indústria ou de atividade em que seja grande o risco de incêndio, requisitos especiais de construção, tais como portas e paredes corta-fogo, ou diques ao redor de reservatórios elevados de inflamáveis.
Os exercícios de combate ao fogo, deverão ser feitos periodicamente, objetivando que o pessoal grave o