NR 23
O fogo é algo que sempre preocupou a humanidade: 1º como obtê-lo e 2º como controlá-lo. O controle é algo fundamental para que seja usado no desenvolvimento de inúmeras atividades, pois a negligencia de algumas condutas coloca em risco iminente tudo o que está a sua volta.
O fogo contribui para uma melhor qualidade de vida e para o avanço da indústria. E devido esse avanço fora criadas leis que amparam tanto empregadores quanto empregados.
No que diz respeito a Segurança e Saúde no ambiente de trabalho foram implantadas as Normas Regulamentadoras (NR’s) que visam a prevenção de doenças e acidentes.
Dentre essas normas, foi criada a NR 23, que visa instruir as empresas quanto a importância da Prevenção Contra Incêndios nos locais de trabalho.
A NR 23 adota algumas medidas que devem ser tomadas pelo empregador para educar os seus colaboradores. São elas:
• Conscientização através de palestras, cartilhas quanto a prevenção de e a atitude de pânico.
• Treinamentos para a conservação e utilização dos equipamentos de combate ao incêndio: os extintores devem estar bem sinalizados, conservados e vistoriados sendo possível combater o principio de incêndio,
• Executar o exercício de alerta de como agir e evacuar os locais de trabalho com segurança, que devem ser feita pelas saídas de emergência. Estas devem estar em número suficiente e disposto, de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança.
• Manuseio adequado dos dispositivos de alarme existentes em toda empresa de forma visível e de fácil acesso.
Além de instruir os colaboradores, os empregadores também devem propiciar um local seguro para as atividades:
• Sinalizando claramente as aberturas, saídas e vias de passagem por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
• Adequando-se a padronização de portas, escadas, corredores ( largura das portas, corrimão nas escadas...)
• Durante a jornada de