plantas de sol vs plantas de sombra
MARIANA BUENO FAIAN PETRI
PLANTAS DE SOL VS PLANTAS DE SOMBRA
Antes de quaisquer definições, é importante explicar o porquê da existência dessa diferença entre as plantas. Essa diferença é chamada de ponto de compensação fótico. Basicamente, esse ponto determina o momento de desenvolvimento da planta. É dito que esse momento é determinado quando a respiração e a fotossíntese atingem seu ápice ao mesmo momento. Durante o ponto de compensação luminoso, os dois processos se tornam inativos, pois a glicose e o oxigênio (O2) sintetizados pela fotossíntese é absorvido pela respiração. E o dióxido de carbono (CO2) sintetizado na respiração é absorvido na respiração.
Ainda assim, as plantas com o ponto de compensação luminoso alto, possuem a intensidade da fotossíntese maior que a intensidade da respiração. O que quer dizer que a glicose e o oxigênio são mais produzidos do que absorvidos, resultando no desenvolvimento da planta.
As plantas de sol, também conhecidas como heliófilas, são seres que têm alguma inadequação à ambientes fechados. Sendo clara, as solares são plantas que necessitam de ambientes com alta luminosidade solar para ter seu desenvolvimento. Nas florestas, são consideradas heliófilas, as árvores que atingem os níveis mais superiores das copas ou que tem seu desenvolvimento nessas alturas. Nos matagais, a maioria dos arbustos também são considerados plantas de sol. Em locais ensolarados, como uma varanda ou um solário, devem-se escolher espécies como pleomele variegada, fícus, camélia, buxinho, fênix, neodpsis e até frutíferas como pitangueiras e jabuticabeiras, que dão um original charme ao ambiente.
Já as plantas de sombra, conhecidas como umbrófilas, são vegetações típicas de locais com menor incidência luminosa, desenvolvendo-se melhor na sombra, na umidade ou na quase completa escuridão. Ao contrário das heliófilas, as umbrófilas precisam de uma quantidade quase mínima de sol para seu desenvolvimento. A maioria das plantas