Doen As Causadas Por V Rus Bact Rias
Vírus são agentes infecciosos bastante diminutos, constituídos por ácido nucléico e proteína. Como são destituídos de células e só têm metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras específicas, não existe consenso entre os cientistas quanto ao fato de poderem ou não ser classificados como seres vivos. De qualquer forma, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.
Os vírus podem parasitar bactérias, plantas e animais. Na nossa espécie, por exemplo, tumores e uma gama de doenças, como catapora, herpes, rubéola, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, mononucleose, gripe, caxumba, hepatites e AIDS podem ser provocados por eles. Algumas doenças não surgem mais de uma vez em um mesmo indivíduo, enquanto outras podem se apresentar em mais de um episódio. A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados.
O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas. Muitas vezes a única coisa que pode ser feita é se utilizar de medidas paliativas até que o vírus seja eliminado naturalmente; ou prevenir complicações e garantir melhor qualidade de vida ao paciente, em casos em que o vírus permanece, para sempre, no organismo. Diante disso, o ideal é se atentar à prevenção e, em muitos casos, a vacinação é a forma mais viável, barata e segura para tal.
Gripe
A gripe é uma infecção ocasionada pelo vírus Influenza, essa é dividida em três tipos: A B e C. A do tipo A infecta humanos e animais, já os tipos B e C infectam somente os humanos. Altamente contagiosa, a gripe ocorre com maior freqüência no final do outono, inverno e início da primavera, afetando milhões de pessoas a cada ano.
O período de incubação é de um a dois dias. Os sintomas são: febre, tosse, dores musculares, mal estar, dor de cabeça, tosse seca.
O vírus Influenza é disseminado pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas