NR-18
Qual a importância da segurança em instalações elétricas em sua atividade cotidiana?
A energia elétrica é indispensável para qualquer instalação nos dias de hoje. E através dela que conseguimos ligar os equipamentos, como chuveiro, secador de cabelo, sanduicheira, cafeteira, acendedor de fogão, computador, ventilador, ar condicionado, motores, centrais telefônicas, iluminação, sistema de bombeamento de água, etc. Enquanto todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente, nem se percebe o quanto a energia elétrica é fundamental no dia a dia da pessoa. Entretanto, quando os disjuntores começam a "desligar" os equipamentos começam a "queimar" e a iluminação a "oscilar" percebe-se a sua existência.
Como você atua de modo preventivo em relação aos riscos das instalações elétricas nas suas atividades rotineiras?
Presente em todos os ramos de atividades profissionais é impossível imaginar o mundo atual sem o sistema elétrico, mas a energia elétrica tem também como característica a potencialidade de ocasionar acidentes. Sua presença não pode ser percebida à distância pelos sentidos (tato, visão, audição, olfato). Estes riscos não controlados podem ocasionar acidentes que variam entre lesões leves até acidentes fatais provocados por choques elétricos.
a) O zelo pela conservação das máquinas e aparelhos operados é fundamental para preservar as condições de segurança.
b) É importante deixar as máquinas ligadas somente o tempo necessário para o uso, além de econômico a possibilidade de acidentes esta relacionada com o tempo de funcionamento das máquinas.
c) Não deixar cair pequenos objetos, dentro das máquinas, líquidos e outros materiais que possam provocar curto-circuito.
d) Não utilizar de improvisações, comunicar ao setor de manutenção qualquer irregularidade verificada nas máquinas e instalações.
REGRAS BÁSICAS
a) Utilizar materiais, ferramentas e equipamentos dentro das