Noções de Física
A
Prof. Pádua
P
O
S
T
I
L
A
D
E
F
Í
S
I
C
A
A Física não é uma Ciência nova, mas uma necessidade da engenhosidade humana que a muito buscava respostas para a compreensão da natureza dos fenômenos físicos. Portanto, o objeto de estudo da Física é o fenômeno físico. São exemplos de fenômenos desse tipo a formação dos raios, os sons, os processos de conversão de energia, o movimento em escala subatômica ou em escala astronômica, tais como o movimento dos astros. Enfim, é uma ciência que tenta moldar a natureza a fim de aproveitar suas leis e passar a usá-las em benefício da humanidade.
A Física foi durante muito tempo chamada de “Filosofia Natural”, mas foi somente a partir do século XIX, que a Física passou a estudar um número menor de fenômenos e dividi-los para tornar seu entendimento mais simples.
A compreensão da natureza física nem sempre é fácil, na verdade é bem mais difícil se não tivermos uma ferramenta que nos permita entende a linguagem da natureza. Pois bem, a ferramenta existe, mas é em geral um pouco traumática para alguns alunos, compreenda que dominar tal ferramenta é uma necessidade para a solução de problemas. Como podemos compreender os fenômenos em uma ampla faixa de valores, indo do universo atômico até os limites astronômicos? A
Matemática será nossa aliada em conjunto com a Física, esta é a tão temida ferramenta que na verdade é um alicerce das teorias escritas e que só podem ser comprovadas em alguns casos por meios matemáticos, pois muitas vezes não há meios técnicos, ou experimentais, para tal fim. Os meios podem até ainda não existir, mas a Matemática pode permitir o estudo aprofundado dos fenômenos físicos. Quero deixar claro que a compreensão dos fenômenos físicos se deve a observação destes e sua comprovação se dar por meios matemáticos e simulações.
Mas estudar um grande número de fenômenos pode ser bem complicado. Então primeiramente, vamos dividir a Física em alguns