Introdução ao estudo da segurança física e noções de criminalística
Ementa:
Introdução ao estudo da Segurança Física. Base conceitual e evolução histórica das estruturas públicas e privadas da segurança. A Segurança Privada: natureza e crescimento. A função da segurança como parte de uma organização sistêmica. A responsabilidade da segurança física e seus riscos. Os métodos e os dispositivos de segurança e de proteção. A legislação aplicável à atividade de segurança física.
1.0 - Introdução
A atividade desenvolvida pelo homem visando proteger sua vida, a vida de seus familiares e seu patrimônio não é nova. Para não sofrer o dano o ser humano criou com sua inteligência elementos de proteção e defesa. Antes as cidades eram cercadas por muralhas e os castelos por fossos ou construídos em locais de difícil acesso. Com o tempo foram organizadas guarnições compostas por seres humanos para a segurança da comunidade. Os elementos de proteção e defesa foram se diversificando e acompanhando a evolução da sociedade e hoje em dia a gama de opções para a defesa do patrimônio e da vida é imensa.
Com a diversidade de técnicas e de elementos de proteção por fim surgiu a sua utilização organizada e de forma profissional.
2.0 - Base Teórica
2.1 - Princípios
Há certo número de conceitos que possuem valor empírico e que devem ser aplicados com intensidades diferentes de acordo com cada situação. Delinearam 14 conceitos de segurança, calcados na visão feudal dos castelos europeus medievais, os quais tinham barreiras sucessivas de proteção em torno do seu ponto mais valioso, a torre principal.
1° - Um sistema de segurança compreende um conjunto de medidas que se sobrepõem.
Qualquer subsistema de segurança examinado isoladamente será considerado falho. Não há uma segurança perfeita. O agressor sempre poderá encontrar uma falha, seja ela causada por negligência, esquecimento, hábito, vício ou circunstâncias. Se outras