Reta genérica em frontal
Categorias desenvolvidas para dar embasamento às Leis da Gestalt e entender o sistema compositivo e interação de forças dos elementos que o compôe
Harmonia
A harmonia se dá no equilíbrio visual dos elementos estruturais de uma composição ou unidade , tornando-a coerente e suave. Este equilíbrio se torna evidente de diversas formas na distribuição do peso visual de uma composição, tanto na ocupação dos elementos no espaço quanto pelas distribuições de cores, ambos sempre auxilados por Leis da Gestalt, como: proximidade, continuidade e semelhança. Em condição si ne qua non, a harmonia fundamenta-se na ordem , equilibrio e regularidade do todo. A ordenação dada pela disposição dos elementos compositivos, suas distribuições no espaço, dão o caráter de ordem à harmonia(Harmonia por Ordem), já a uniformidade da disposição dos elementos, aliadas à ordem, dão o carater de regularidade(Harmonia por Regularidade).
Desarmonia Fugindo, oponde-se, aos pressupostos da hormonia, desarticulando a interação entre os elementos compositivos através de irregularidades, desvios e desnivelamentos visuais , cria-se a desarmonia. Sendo a Desarmonia por Desordem claramente antagônica, em essência, à Harmonia por Ordem e a Desarmonia por Irregulaidade antagônica à Hamonia por regularidade.
Equilíbrio
O equilíbrio visual ou físico é a compensação de todas as forças opostas que agem sobre um corpo, no equilíbrio visual se compensam para o sistema nervoso central do observador, pois são opostas em mesma intensidade, se anulam imbossibilitando intervenções em apenas uma das partes do todo. Quando as forças não se anulam há o desequilíbrio. As propriedade que influenciam diretamente o equilibrio são: peso e direção, simetria e assimetria. - Peso está ligado intimamente à disposição de elementos, unidades ou partes destes. O peso dado pela localização pode ser balanceado pelo peso dado pela cor.
- Direção é dada pelo