geometria Descritiva aplicada à Arquitetura
O que é a Geometria Descritiva? 1
A Geometria Descritiva é um sistema de projeções que utiliza figuras geométricas, tendo por objetivo treinar o raciocínio lógico e a visualização mental. Na prática, o que se pretende com esta disciplina é passar as figuras geométricas do espaço para representação bidimensionais.
Nesta disciplina não se efetuam operações aritméticas para se resolver os exercícios; estes resolvem-se através de traçados com base na lógica geométrica. As medidas utilizadas servem apenas para colocar os dados dum enunciado; a partir desse momento tudo se resolve com operações de traçado.
Não é necessário nem há conveniência em recorrer, de forma sistemática, a modelos tridimensionais nem a programas informáticos que ponham em evidência a tridimensionalidade das figuras e do espaço. As vantagens que daí advêm, em termos pedagógicos, são mínimas e pontuais. O mais importante é levar o aluno a desenvolver a capacidade de visão espacial na ausência desses modelos e ante a presença dos traçados bidimensionais.
Esta disciplina necessita de um estudo regular e continuado, que não consiste apenas em ler os textos e ver as imagens, mas também na realização frequente de exercícios, pois só através deles se esclarecem devidamente muitas dúvidas e se consolidam os conhecimentos. Não se deve esquecer que, além das situações gerais, existem, em todas as matérias, situações particulares, devendo ambas merecer a devida atenção.
O treino que a Geometria Descritiva proporciona é uma ferramenta importante para o estudo doutros métodos de representação, como as Axonometrias, a Perspectiva cônica ou o a Múltipla Projeção Ortogonal (sistema de alçados, cortes, etc.).
1
Este impresso está embasado nas informações contidas na apostila de GALRINHO, A. Manual de
Geometria Descritiva. 2ª. Ed. 2012 e a apostila da Universidade Federal da Bahia – Instituto de Ciências
Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (2012).