noções de eletricidade e física aplicada a radiologia
Física Aplicada
Radiologia - é a ciência que estuda as propriedades dos raios e suas aplicações.
Radiação - é toda forma de energia que se propaga de um ponto a outro sob a forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, com ou sem carga elétrica.
Existem dois tipos de radiação:
1) Radiações eletromagnéticas (não possuem massa)
2)Radiações corpusculares (possuem massa)
1)Eletromagnéticas- são formadas por campos elétricos e magnéticos, podem se propagar até mesmo no vácuo em uma velocidade de 300 mil km/s(velocidade da luz). A radiação eletromagnética tem por característica o comprimento de ondas extremamente curtas.
Exemplo: luz visivel, microondas, ultravioleta, televisão, rádio, celular, raios x, infravermelho, raios gama.
Raios x - ondas eletromagnéticas de comprimento extremamente curtas.
Física Nuclear
O átomo é constituído de um núcleo bastante pequeno, onde está concentrada a maior parte da massa do átomo. O nucleo atômico é formado de dois componentes básicos :os prótons e os nêutrons.
Os prótons que possuem carga elétrica positiva e os neutrons que não possuem carga elétrica, sendo portanto neutros. Como o átomo é eletricamente neutro, o numero de prótons do núcleo é igual aos numero de eletrons que giram em torno do núcleo.
Física da Radiação
Num sentido amplo, radiação é aquilo que irradia (sai em raios) de algum lugar. Em fisica o termo se refere a particulas e campos que se propagam no espaço.
Radiação ionizante e não- ionizante
Acontece que a energia da radiação incidente sobre um material é suficiente para arrancar eletrons dos seus átomos: ex:(raios alfa,gama e raios x).
Outro processo relacionado com a ionização é a excitação que se produz quando a energia cedida ao elétron é suficiente para arrancá-lo do átomo, mas suficiente para que ele adquira uma energia maior dentro do átomo.
A radiação é dita não ionizante quando sua energia não é suficiente