As Perspectivas no Desenvolvimento Cultural Ambiental
RELEMBRANDO....
Cultura Ambiental: É o conjunto de valores, diversidades, conhecimentos, línguas, visões de mundo que levam em consideração a conservação do meio ambiete. É considerada como um dos pilares do Desenvolvimento Sustentável e uma das bases da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Quais os ELEMENTOS TANGÍVEIS que uma empresa apresenta quando, entre suas metas e objetivos, existe um comportamento e um comprometimento com a conservação ambiental?
1- Instalações adaptadas às necessidades de conservação ambiental (tratamento de efluentes, reutilização da água derivada de seu processo produtivo, áreas específicas para o acondicionamento de produtos contaminantes, sistemas redução e monitoramento do consumo de água e energia, etc.)
2- Processos produtivos que visam a redução do consumo de recursos naturais e riscos de contaminação do meio ambiente;
3- Adoção de políticas e normas ambientais;
Quais os ELEMENTOS INTANGÍVEIS que uma empresa apresenta quando, entre suas metas e objetivos, existe um comportamento e um comprometimento com a conservação ambiental?
1- Cultura organizacional voltada à conservação do meio ambiente;
2- Comportamento e comprometimento do seu Capital Humano.
CONCLUÍMOS, então, que para que haja uma perspectiva POSITIVA no desenvolvimento cultural ambiental de uma empresa é preciso que se estabeleça a combinação harmônica entre os ELEMENTOS TANGÍVEIS e os ELEMENTOS INTANGÍVEIS
É essa COMBINAÇÃO HARMÔNICA que pode permitir, no progresso de uma política ambiental, uma maior eficiência e eficácia nos seguimentos produtivos:
- MÁQUINAS;
- EQUIPAMENTOS;
- PROCESSOS;
- CAPITAL HUMANO
A instituição de uma política ambiental de uma empresa se dá através do grau de interiorização de práticas ambientais em suas atividades.
Como podemos mensurar o grau de interiorização das práticas ambientais de uma empresa?
- A partir do momento em que os objetivos da