Negocios
Isso tem levado as empresas a modificar suas estruturas organizacionais e processos para permanecerem no mercado, satisfazendo as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes e diversificados.
Além disso, percebe-se também, de forma clara e latente que num ambiente cada vez mais acirrado, as empresas mais frágeis não resistirão por muito tempo, pois as empresas mais competitivas estão continuamente desenvolvendo e aperfeiçoando novas capacidades e vantagens competitivas.
Considerando este contexto, é fundamental que as empresas sejam capazes de elaborar um planejamento estratégico amplo e sustentável que, quando bem executado, resultará na criação de vantagens competitivas para organização, para que permaneçam no mercado gerando valor agregado e satisfação aos seus clientes. O planejamento estratégico é um processo gerencial através do qual o líder poderá estabelecer um rumo a ser seguido pela organização, com objetivo de obter níveis otimizados de resultados em relação ao ambiente onde ela esteja inserida.
Assim, o planejamento estratégico caracteriza-se pela amplitude, por ser de longo prazo, por formular os objetivos e pela escolha dos recursos necessários. Dentre as ferramentas disponíveis para a elaboração do planejamento estratégico destaca-se o Balanced Scorecard (BSC), criado por Kaplan e Norton em 1992, que auxilia as empresas na implementação de suas estratégias por meio do acompanhamento do seu desempenho. Além de elaborar e implementar um planejamento estratégico, é importante também administrar de forma estratégica.
A administração estratégica relaciona-se aos estágios iniciais de determinação das diretrizes organizacionais no contexto de seus ambientes interno e externo, consistindo, portanto,