novos metodos de organização do trabalho
Definição:
Organização do trabalho é "a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo.
Até os anos 1980, quando se colocava a questão “o que é trabalho?”, era fácil a associação à imagem de um operário e sua máquina. Hoje, esta imagem já não se coloca espontaneamente.
Algo mudou quanto ao tempo, ao ritmo e à intensidade do trabalho; quanto à qualidade do que se produz, as demandas direcionadas ao trabalhador e as qualificações (ou “competências”) que este trabalhador deve desenvolver para atender às demandas.
Há quem postule o “fim do trabalho” como classicamente vinha sendo concebido. Fim, ou não, o certo é que alguns sinais evidenciam este movimento de mudança, decorrente as inúmeras tecnologias, em diversas áreas especificas. Isso devido:
Novas tecnologias, e não mais as máquinas;
Nesse modelo, a fronteira entre a máquina e o ser humano está cada vez menor.
Que é muito mais que força física, empresta raciocínio e conhecimento à máquina –, e a máquina, que decodifica e rearranja informações nela inseridas e gera um terceiro produto;
Novos sistemas organizacionais
Os novos sistemas organizacionais estão ligados a descentralização dos cargos, que gera para as empresas:
Racionalização da tarefa do cargo.
A consolidação e a formalização da linha de racionalização da tarefa e do cargo, também chamada administração científica, é atribuída a Frederick W.Taylor,
Enriquecimento de cargos.
Para explicar o surgimento do método conhecido como enriquecimento de cargos é preciso considerar as experiências e as teorias acerca dos fatores psicológicos que afetam a produtividade, ou de motivação para o trabalho.
Grupos semi autônomo.
Um grupo semi autônomo é uma equipe de trabalhadores que executa, cooperativamente, as tarefas que são designadas ao