O&M e GSM
Introdução
A O&M está diretamente ligada a administração cientifica de Taylor, a partir do século XIX com o crescimento das organizações e os avanços tecnológicos foram surgindo problemas estruturais que apresentaram algumas dificuldades, os objetivos já não estavam sendo mais atingidos, além da defasagem de técnicas e processos. Os grandes percussores da administração começaram a verificar que sem mão de obra treinada e motivada ficaria mais difícil o resultado. Com a evolução das máquinas e dos novos processos, o estudo das organizações tornou-se um elemento fundamental, não pela satisfação plena do trabalhador, mas sim pela melhoria dos resultados.
A expressão O&M foi criada pelo norte-americano Thomas W. Wilson, a finalidade da O&M é garantir a máxima eficiência e eficácia no processo administrativo da organização por meio de técnicas científicas.
No início da década de 1950 o termo Organização e Método (O&M) foi incorporado em algumas empresas brasileiras como uma função especializada e atribuída aos analistas de O&M, para a introdução de novos métodos de trabalho e novas estruturas organizacionais visando a redução de custos e de esforços sem alterar as estruturas sociais.
Organização, Sistemas e Métodos é uma área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. É reconhecida pelas siglas: O&M e OSM
(Organização, Sistemas e Métodos).
A função de Organização e Métodos baseava-se originalmente na abordagem estruturalista da administração, composta pela
Teoria da
Burocracia e Teoria Estruturalista, Atualmente a ênfase de O&M é dada pela
Teoria da Contigência e Holismo, mas a base principal é a Teoria do
Desenvolvimento Oganizacional e Teoria Geral dos Sistemas.
2
A diferença entre a antiga O&M e atual OSM
Antiga O&M
No início da década de 1950 o termo Organização e método (O&M) foi incorporado em algumas empresas