novo imperialismo
Em 1914 ano da Partilha da África apenas a Libéria a Etiópia parte do Egito e do Condomínio Anglo-Egípcio, eram regiões independentes. Tanto a partilha com a ocupação efetiva foram impulsionadas pela concorrência estre varias economias industriais. Buscando obter e preservar mercados consumidores. Como consequência destes processos assistimos ao Imperialismo conquista agressiva de áreas de influencia e colônias principalmente no continente Africano.
O termo “Imperialismo”’’ foi usado pela primeira vez em 1870 na Inglaterra, dando nome a uma ‘’Politica orientada para criar uma federação Imperial baseada no fortalecimento da unidade dos Estados autônomos do Império’ ’Vinte anos depois em 1890 no decorres das discursões sobre a conquista colonial e ate os dias atuais o termo e frequentemente citado no campo politico e jornalístico. Mas qual seu real significado? Todos os fenômenos ligados ao imperialismo tem em comum o fato de se referirem a uma expansão por parte de estados (dominantes) caracterizada por forte falta de proporção e violenta dominação que se manifesta de diversas formas. Com superação entre os estados ricos em relação a estados mais pobres.
Para explicar este fenômeno é preciso considerar algumas condições tais como: Econômicas Politicas e ideológicas. Dentre as quais o expansionismo territorial se torna elemento básico do imperialismo. Teorias econômicas marxistas se dividem em clássicas e as formuladas após a segunda guerra. No grupo das clássicas os representantes dessas ideias são Lênim e rosa Luxemburgo. As do pôs guerra são de Baram e Sweezy ,estes fazem parte do primeiro grupo de pensadores com visões econômicas sobre o imperialismo.
Durante a I guerra Lênim elabora a sua teoria sobre o Imperialismo onde ele segundo ele existia uma forte concorrência econômica entre os estados, estes investiam muito em maquinário procurando aperfeiçoar sua produção para garantir lucros e sustentar