imperialismo
O Imperialismo é a maneira de como nações podem ampliar e manter controle sobre outras nações mais pobres, o que aconteceu na Segunda Revolução Industrial. Às vezes o Imperialismo é comparado com o aumento da economia dos países capitalistas. Nas outras vezes é usado para indicar o aumento da Europa depois de 1870. O Imperialismo pode ser chamado de neocolonialismo, por ter características muito parecidas com o regime revigorado entre os séculos XV e XIX, o chamado colonialismo.
Porem, no Colonialismo os países perdiam toda a sua soberania e consequentemente o controle político eram anexados ao país dominante.No caso do Imperialismo, há uma influencia no modo formal ou informal, política ou econômica, não havendo sempre a anexação do país que recebe o apoio. No fim do século XIX, os países imperiais se jogaram em uma corrida pela conquista global, o que despendeu a rivalidade entre eles mesmos e se concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando começo a nova era imperialista.
A Primeira Guerra Mundial se findou com o imperialismo alemão e o italiano, mas que originou a luta pela conquista dos mercados de consumo e a um novo tipo de imperialismo: o imperialismo ideológico e de classes. Esse tipo de imperialismo foi um dos motivos pelo qual se iniciou a Segunda Guerra Mundial, e quando ela terminou, o imperialismo colonial perdeu as forças graças a libertação política das colônias antigas.
O Imperialismo Americano é uma nação relacionada com o apoio de nível militar, cultural, econômico e político que esse país exerce no mundo nos dias de hoje.De acordo