portifolio 1 historia Africa
“Compreender as diferenças e semelhanças entre as regiões do Continente Africano”.
RA 1168567
ALUNO
História da África
Licenciatura em História.
Aluno (a): Valdirene Silvério de Lima Cardoso
Polo de São Miguel do Guaporé
Rondônia
Março/2015
“Compreender as diferenças e semelhanças entre as regiões do Continente Africano”
O Continente Africano possui um clima tropical, mas a maior parte do continente tem temperaturas elevadas, por esse motivo possui um bom desenvolvimento de material orgânico devido a decomposição de plantas. No contexto cultural o Continente Africano apresenta uma grande mistura de povos, chegando a 600 tipos de povos diferentes tendo assim muitas línguas diferentes além de ter também várias religiões de povos nativos.
O continente Africano é dividido em África Islâmica e África Subsaariana tendo como diferença a religião sendo Islamita e Animista, o continente é formado por 54 países que tem diferentes culturas e distribuição social, considerado o continente mais populoso do mundo, é um país que sofre com a instabilidade política, surgindo assim os problemas sociais, como a fome, os problemas de saúde e o analfabetismo.
A África central possui 5 países, sendo considerado uma das regiões mais pobres da África e a região que mais recebeu colonizadores, sendo que um de seu país a Angola tem como língua oficial o português e é considerado um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do continente.
Diferente da África Central a África Oriental possui 19 países, sendo considerada a maior região do continente, colonizada em sua maioria pelos Ingleses, a língua mais falada é o swahili , mas existe um grande domínio do inglês , a região possui um caráter mais cultural e sua população urbana é maior trazendo assim a industrialização , a agricultura também é predominante sendo que a população está dividida entre os que vivem nos campos e na cidade. Outra característica é que assim como a