Novas tecnicas de orientação
Página 1 de 4
'
SITES
CELULAR
DIVERSÃO
SHOPPING
EDUCAÇÃO
ESTILO
i j k l m n BUSCAR:
NOTÍCIAS
SAÚDE
TECNOLOGIA
ok
Edição 1990 . 10 de janeiro de 2007
Guia
Novas técnicas de orientação vocacional Camila Antunes
Índice
Millôr
Claudio de Moura
Castro
Roberto Pompeu de
Toledo
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Datas
Gente
Veja essa
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos Na hora de escolher a carreira, há novos programas de aconselhamento profissional. Mas eles não livram ninguém de fazer sua parte: informar-se e desenvolver visão de longo prazo.
Os estudantes que prestarão vestibular em 2007 começam o ano com um enorme desafio: optar por uma carreira. Na prática, tal decisão representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, habilidades e a qualidade de vida que se pretende ter. "Essa é uma fase difícil, que exige empenho", diz o pedagogo Silvio Bock. Ele recomenda que os jovens comecem a investigação conversando com profissionais das áreas que lhes interessam. Uma segunda providência é visitar as faculdades e se informar sobre os cursos oferecidos.
Os três jovens entrevistados para esta reportagem tiveram muitas dúvidas ao passar por essa fase e, às vésperas do vestibular, buscaram apoio profissional. Cada um se submeteu a um tipo de orientação. A seguir, eles comentam sobre suas experiências. TESTE DE MATURIDADE
O que é: um método aprovado pelo
Conselho Federal de Psicologia em 2003.
O teste tem 45 afirmações (exemplo:
Sempre me preocupo com o que os outros pensam), e o paciente deve assinalar qual é o grau de concordância com a frase, numa escala entre 1 e 5. A partir do resultado, o psicólogo conduz sua orientação, para que o jovem tome uma decisão ponderada.
http://veja.abril.com.br/100107/p_100.html
Fotos Lailson Santos
17/1/2007
VEJA on-line
Página 2 de 4
Quanto tempo leva a orientação: de