Projeto de orientação profissional
Ciências Humanas
Curso de Psicologia
PRÉ-PROJETO DE INTERVENÇÃO:
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Natal/RN
INTRODUÇÃO
O projeto de intervenção refere-se à orientação profissional para alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre aspectos relevantes a serem considerados na escolha profissional, colocando em ênfase a constituição da formação da personalidade, e contribuindo para o amadurecimento, o levantamento e a identificação dos princípios que norteiam a escolha profissional, juntamente com o contexto sócio histórico do aluno, permitindo o acesso a possibilidades não identificadas anteriormente.
Apresenta como referencial a teoria sócio histórica e a sua concepção do mercado de trabalho, esclarecendo assuntos pertinentes ao processo de orientação profissional.
A Orientação Profissional pode ser definida como um processo de autoconhecimento e conhecimento do mercado e das profissões, possibilitando ao indivíduo à escolha de uma profissão que corresponda a seus anseios, consequentemente a redução do risco de frustrações no âmbito profissional, as quais representam gasto de tempo e de dinheiro, além de desgaste emocional. Portanto orientação profissional é uma medida preventiva, que visa auxiliar o individuo no processo de maturação em relação à escolha.
Nasceu como prática em um contexto sócio econômico da Terceira Revolução Industrial, a Orientação Profissional nesse primeiro momento, caracteriza-se como uma atividade vinculada diretamente a indústria, tendo como principal objetivo o aumento de sua produtividade. A formação dos Orientadores profissionais consistia na aprendizagem de técnicas para a avaliação de características do individuo no acesso as diversas ocupações do mundo laboral da época. O foco principal dessa atividade, era a busca de eficiência através do ajustamento da pessoa à função, a partir da avaliação das habilidades e competências, independentemente da autopercepção