Novas estratégias de Comunicação Corporativa
Primeiramente, devemos garantir que saibamos o que é comunicação, para depois adentrarmos sob as suas áreas e estratégias especificas. A palavra comunicação vem do latim communicare, que significa “partilhar”, “trocar opiniões”. Sendo assim, podemos apontar a comunicação como um fenômeno que exige uma interação entre dois ou mais membros, em que esses usam códigos para que haja uma troca de mensagens. Para tal feito, são necessários vários fatores: um emissor, ou seja, quem envia a mensagem inicial. Um receptor, que é quem a recebe. Um código comum, para que o receptor consiga entender a mensagem enviada pelo emissor. Um meio, com o qual se faz chegar a informação a ser transmitida. E um referente, que se trata do assunto da mensagem. Se tudo correr bem, o receptor dará um retorno ao emissor involuntariamente. Caso algo saia errado e a informação não se faça clara ao receptor, apontamos um “ruído” no processo de comunicação.
Entendido isso, podemos perceber o quão importante é a comunicação na vida cotidiana. Em todos os campos, sejam eles profissionais ou pessoais, uma boa comunicação é a chave para o bom desenvolvimento de uma ação. Se não pudéssemos fazer uso desse fenômeno, se não houvesse uma troca de mensagens entre pessoas ou empresas, o mundo estaria num caos completo. Portanto, é necessário garantir que o processo de concluiu com sucesso, pois qualquer desvio pode alterar drasticamente o rumo das coisas.
Isso é extremamente importante no interior das empresas. A comunicação organizacional é, hoje, muito mais explorada do que antigamente, tanto pela necessidade, quanto pelo avanço tecnológico que se deu na sociedade após a Revolução Industrial.
A partir desse momento, o surgimento de novos meios de comunicação alterou o rumo e a maneira que uma organização se relacionava, tanto no ambiente interno, como também no ambiente externo. Com a explosão tecnológica, a necessidade de novas formas de